top of page

Atendendo ao Tempo Decorrido


síndrome-da-pressa1.jpg

“A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.” (Hb 5.11-12)


Aqui encontramos outro princípio chave da formação da vida de um discípulo: A edificação necessita de alvos claros. Não há edificação eficaz e consistente sem alvos.


“...quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido,...”


A frase acima revela, na reclamação do apóstolo, que ele tinha em mente dois fatores na edificação daqueles irmãos:


Havia um ALVO para aqueles discípulos: serem mestres nos princípios elementares.


Havia um TEMPO aceitável para alcançar aquele alvo, após o qual o apóstolo considerou que aqueles irmãos tornaram-se repreensíveis, chamando-os de “tardios em ouvir” e de crianças.


Todas as vezes que não temos alvos claros ficamos perdidos na edificação dos discípulos e os expomos a se tornarem “tardios” em aprender e crescer.


Quando estabelecemos alvos:


- sabemos o que queremos alcançar e

- podemos verificar se já o alcançamos.


Alvos trazem direção para o trabalho e orientam sua supervisão.


Portanto, na edificação dos discípulos necessitamos de alvos definidos, associados a tempos justos, para que ela seja eficaz. Na prática, fazemos isto dando a cada discípulo o plano ou agenda para seu estudo dos assuntos do “Ensino de Formação”.

Destaques
Recentes
Arquivos
bottom of page