Passos para Formar uma Vida

Um discípulo é alguém disposto e desejoso de ser ensinado. Alguém que tem fome e sede de aprender, não simplesmente para saber, mas para praticar. Quer conhecer a vontade de seu Senhor para obedecê-lo. Quais os passos para formar a vida de um discípulo? a) Ensinar – Mt 28.20. Instruir o discípulo com a Palavra em todas as áreas de sua vida. Não podemos cobrar aquilo que não ensinamos primeiro. b) Repetir (Catequizar) – Fp 3.1. Repetir o ensino diversas vezes. O alvo não é apenas conhecer o ensino, mas estar catequizado. c) Exortar e animar – Hb 3.13. Exortar significa animar. Isto é importantíssimo. Deve ser a nota principal do relacionamento de discipulado. Estamos em luta contra “o desanim

O que é a Catequese e o que é um Catequizado

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Dt 6.6-9). Esta era a forma que o Senhor ordenou ao povo judeu para que transmitissem o ensino de uma geração para outra. Esta forma de ensinar era conhecida como “catequese”. A catequese consistia da repetição oral do ensino frase por frase. O discípulo repetia as palavras ditas por aquele que o ensinava. No Novo Testamento vemos a palavra catequese aparecer nova

O Kerigma e o Didaquê

Kerigma é o termo grego que quer dizer a Proclamação – a pregação. O Kerigma é a pregação das verdades que constituem a base da fé. Jesus é a Verdade. A base do Kerigma é a proclamação de Cristo. Exemplos de Kerigma: “Jesus é Deus”; “Todas as coisas foram criadas por meio dele”; “Fomos justificados pela fé em Cristo”; “Fomos ressuscitados com Cristo”. “Jesus voltará com poder e muita glória”. O Kerigma é a base da fé do discípulo. O Kerigma é para ser crido. E ele mesmo produz fé no coração do discípulo. Didaquê é a palavra grega traduzida por Doutrina. O Didaquê dos Apóstolos – ou a Doutrina dos Apóstolos (At 2.42) – era o conjunto de mandamentos práticos para a vida dos discípulos. Por ex

Firmeza e Brandura

“ Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.” (2Tm 2.24-26) “ Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gl 6.1) Como devemos corrigir um discípulo que erra? Esta é uma resposta muito importante. É uma das partes

Destaque
Recentes
Arquivos
Siga-nos:
  • Wix Facebook page
  • SoundCloud App Icon
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • issuu.png
  • google_play_icon___logo_by_chrisbanks2-d4s1i75.png
  • Apple-App-Store-icon

© 2014 - Fazendo Discípulos / Todos os Direitos Reservados