Siga-nos:
  • Wix Facebook page
  • SoundCloud App Icon
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • issuu.png
  • google_play_icon___logo_by_chrisbanks2-d4s1i75.png
  • Apple-App-Store-icon

© 2014 - Fazendo Discípulos / Todos os Direitos Reservados 

Please reload

Recentes

CONTRIBUIÇÕES NA IGREJA

14/11/2019

1/10
Please reload

Destaques

O que é a Catequese e o que é um Catequizado

 

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;  tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.  Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.  E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Dt 6.6-9).

 

Esta era a forma que o Senhor ordenou ao povo judeu para que transmitissem o ensino de uma geração para outra. Esta forma de ensinar era conhecida como “catequese”.

 

A catequese  consistia da repetição oral do ensino frase por frase. O discípulo repetia as palavras ditas por aquele que o ensinava.

 

No Novo Testamento vemos a palavra catequese aparecer novamente em diversos textos: Lc 1.4; At 18.25; Rm 2.18; 1Co 14.19; Gl 6.6. (a palavra grega original traduzida por instruir é, na verdade, catequizar).

 

Esta era a forma de ensino praticada pelos apóstolos e pela igreja no princípio. Naquela época não havia Bíblia e caderno. Os discípulos guardavam as palavras de Jesus e dos apóstolos na mente através da repetição. Era uma forma de ensinar muito simples e poderosa, que necessitamos resgatar nos dias atuais.

 

O texto de At 18.24-25, fala de Apolo. Diz que ele era homem eloqüente e poderoso nas escrituras e que ele era catequizado no caminho do Senhor. O que é alguém catequizado? Alguém catequizado não é alguém que simplesmente conhece o ensino. É alguém que repetiu muitas vezes o ensino, o sabe de memória e está capacitado para ensiná-lo.

 

Há um poder e uma eficácia na catequese. Não podemos achar como algo chato e repetitivo. Os intelectuais não gostam da repetição. Estão sempre em busca de novidades e distrações. Porém nosso alvo não é distrair-nos e nem é apenas saber os ensinos, mas ser catequizados em todo o caminho do Senhor. Para isto necessitamos praticar a catequese.

 

“A mim não me desgosta, e é segurança para vós outros, que eu vos escreva as mesmas coisas” Fp 3.1.

Please reload

Please reload