top of page

A pregação de Jesus e dos apóstolos


fazendo discipulos

A pregação do evangelho


“ E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”(Mt 24.14)


A missão que Jesus nos confia, como discípulos, é tremenda: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”. É uma alta e sublime tarefa – ser seus colaboradores para resgatar homens e mulheres da morte e das trevas e conduzi-los ao seu Reino de amor.


E a primeira ferramenta que o Senhor nos dá para realizarmos esta tarefa é o Evangelho. Paulo declara que o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O Evangelho é a palavra de Deus aos homens, declarando-lhes o Seu amor, convocando-os ao arrependimento e dando-lhes a grande notícia da salvação.




A única pregação que forma discípulos é a pregação do Evangelho do Reino.


Entretanto, ao fazermos a obra de Deus, devemos ter certeza de estarmos fazendo-a da forma correta. O Senhor não nos mandou fazer qualquer trabalho. Mandou-nos fazer discípulos. E é impossível fazer discípulos se não pregarmos o evangelho corretamente. Temos que pregar o Evangelho genuíno, pregado por Jesus e seus apóstolos.


A semente define o fruto


Se fizermos uma comparação entre a qualidade dos discípulos do início, da Igreja em Atos, e a qualidade dos cristãos modernos veremos uma enorme diferença:


Discípulo em Atos


- compromisso absoluto com Deus

- amor supremo a Deus, acima de seus próprios interesses

- vida de santidade

- submissão total a Deus e aos irmãos

- cheios de poder

- vida intensa de oração

- intrepidez na proclamação da palavra

- muito fruto

- comunhão intensa – diariamente juntos

- amor genuíno uns aos outros


Cristãos modernos


- falta de compromisso com Deus e com seu serviço

- busca da própria felicidade

- vida com embaraços e pecados Constantes

- falta de sujeição – independência de Deus e dos irmãos

- pouco poder e pouca graça

- vida pequena de oração

- vergonha e pouca proclamação

- pouco fruto

- pouca disposição para estar Juntos

- falta de cuidado e solidã


Qual a razão de tamanha diferença? Por que os cristãos do início tinham uma vida de total renúncia e consagração ao Senhor? Por que

eram tão fiéis discípulos? É possível ter cristãos como esses hoje em dia?


A resposta para estas perguntas está na base da conversão daqueles discípulos. Está no Evangelho que eles ouviram. A Igreja de Atos é fruto do evangelho pregado por Jesus e pelos apóstolos.




Semente boa = Fruto bom Semente ruim = Fruto ruim.


Aqui vamos encontrar um princípio absoluto: uma semente boa produz um fruto bom; uma semente ruim produz um fruto ruim.

Este princípio é válido tanto para a agricultura como para a vida espiritual.


O que é a semente?


Vamos ler Mt 13.3-9, 18-19.


Nesta parábola, Jesus fala de um semeador, de uma semente e de quatro tipos de solo. Não vamos estudar aqui toda a parábola, mas apenas observar o tipo da semente que é semeada, em todos os tipos de solo. Os solos são vários, mas a semente é uma só.


O que é a semente, segundo Jesus? A semente é a Palavra. A semente é o Evangelho que é pregado. Mas que Palavra é semeada? O texto não fala apenas: a Palavra. No versículo 19 vemos que Jesus

especifica qual é a Palavra pregada. Ele diz:


“A todos os que ouvem a palavra do reino ...”


Este é um ponto muito importante. Qual era o Evangelho que Jesus pregava? Qual era a semente que Jesus semeava? A semente era a palavra do Reino.


A qualidade do Evangelho pregado a uma pessoa é importantíssima.

Ela vai definir a qualidade de cristão que a pessoa será.


Um evangelho verdadeiro produz cristãos verdadeiros. Um evangelho distorcido produz cristãos falsos.


Se semearmos uma semente mirrada o fruto será mirrado. Se semearmos uma semente falsa, o fruto será falso. Da mesma forma, um Evangelho fraco gera cristãos fracos e um Evangelho distorcido produz cristãos falsos.


O contrário também é verdadeiro. Se pregarmos um Evangelho inteiro e verdadeiro, obteremos cristãos inteiros e verdadeiros. Os discípulos em Atos eram fruto de um Evangelho verdadeiro, por isso eram verdadeiros discípulos.


Esta é uma lei natural e um princípio espiritual. A semente de uma planta contém todas as características genéticas que a planta terá. O Evangelho pregado já deve conter todas as características que queremos que exista no futuro discípulo.


Jesus semeou uma boa semente, um bom evangelho, e por isso colheu bons discípulos, um bom fruto. A qualidade ruim dos cristãos modernos é por causa do evangelho que é pregado.


O segredo para termos bom fruto está em usar a mesma semente que Jesus usou. Se pregarmos o evangelho que Jesus pregava, teremos discípulos melhores.


O evangelho que Jesus pregava


Observemos bem a semente que Jesus semeava:


“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei- vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt4.17)


“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mt 4.23)


“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.” (Mt 9.35)


“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mt 24.14)




Jesus pregava um evangelho qualificado: o Evangelho do Reino.


“Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.” (Lc 4.43)


“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,” (Lc8.1)


“A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.” (Lc 16.16)


Os textos com as expressões “Evangelho do reino” ou “Reino de Deus” são numerosos e isto não é coincidência. Jesus pregava e anunciava um tipo especial de evangelho: o Evangelho do Reino. Não diz apenas que “pregava o evangelho”. O evangelho pregado é especificado. É um evangelho qualificado. Uma semente qualificada.


O evangelho que os apóstolos pregavam


E os apóstolos e demais discípulos, que evangelho pregavam?


“Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.” (At 8.12)


“Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.” (At 19.8)


“Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.” (At 20.25)




Falar do Reino de Deus era algo central para os apóstolos e demais

discípulos, quando evangelizavam.




“Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.” (At 28.23)


“Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.” (At 28:30-31)


As expressões Reino dos Céus e Reino de Deus eram constantes na pregação de Jesus e dos apóstolos (aparecem mais de 100 vezes no Novo Testamento). Falar do Reino de Deus, quando evangelizavam, era algo fundamental para eles.


Via fazendo discípulos



Destaques
Recentes
Arquivos
bottom of page