top of page

A verdadeira face do orgulho


Orgulho, vaidade e autoexaltação não são vistos como problema ou pecado nos dias de hoje. Às vezes, até são tidos como virtude e dignidade. Homens vazios e orgulhosos, que priorizam a aparência, são valorizados. Enquanto homens humildes, que investem na formação de seu caráter e não tem o costume de elogiar a si mesmos, são esquecidos e desprezados.


Coloquemos as coisas no devido lugar.


O orgulho é a raiz de todo pecado. Foi o orgulho e o desejo de exaltar a si mesmo que levou Lúcifer a rebelar-se contra Deus. Foi a tentação de ser “como Deus” que levou Adão e Eva a desobedecerem. O orgulho deve ser visto como ele é: o mais terrível de todos os pecados e maldições. Não há nada que devamos cuidar e rejeitar mais em nós do que o orgulho. Nada é tão perigoso para nossa fé. O orgulho ofende e afronta diretamente a Deus e nos distancia dEle.


“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4.6.


O primeiro passo, para libertar-nos desse mal, é conhecer a origem satânica dele e ter um desejo e desespero completo de subjugá-lo e expulsá-lo de nós.


“O que você tem de orgulho dentro de você é o que você tem de anjo caído vivendo em você; e o que você tem de verdadeira humildade é o que você tem do Cordeiro de Deus dentro de você.” – Andrew Murray.


O segundo passo é compreender que não conseguiremos livrar-nos do orgulho por nossas forças. Esse poder, que Satanás lançou para dentro da vida do homem, só poderá ser vencido e removido pelo poder da vida de Cristo em nós.


“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando- se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando- se obediente até à morte e morte de cruz.” Filipenses 2.5-8.


O Verbo Eterno, com seu esvaziamento e obediência até a morte, nos dá uma nova vida de humildade tão real e poderosa quanto era o orgulho antes dentro de nós. Jesus veio para redimir-nos e libertar-nos do orgulho.


Olhe para Jesus, estude o Seu caráter, até que o seu coração esteja cheio de amor e admiração pela Sua humildade. Deseje ser como Ele é. Rejeite todo modelo deste mundo que valoriza o orgulho e arrogância. Admire e deseje ser como Jesus de Nazaré, nosso Rei e Senhor. E Ele mesmo virá manifestar a humildade, como parte de sua maravilhosa vida dentro de nós.


“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.” Mateus 11.29.


Via fazendo discípulos

Destaques
Recentes
Arquivos
bottom of page