top of page

Todos os homens são escravos


“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.” (Jo 8.34)


Quando Adão pecou, tudo mudou. Aquele homem perfeito e santo morreu. E passou a sofrer todas as consequências dessa morte: a habitação, a escravidão e a condenação do pecado.


Já vimos o que Deus fez para nos salvar da Condenação do pecado. Vamos agora tratar do que Deus faz para nos salvar da Escravidão do pecado.


A história da escravidão do homem

No princípio, quando Deus criou o homem, Ele o criou para ser seu filho, e manifestar a vida de Deus vivendo em obe­diência. Porém Deus lhe deu liberdade. Ele queria que o homem o obedecesse voluntariamente.


Entretanto o homem não o quis. Queria ser independen­te. Ele pensava que ficando independente ficaria livre da obe­diência. Enganou-se terrivelmente. Ao abandonar ao Senhor, o homem tornou-se escravo de outro senhor: o pecado. O pecado tornou-se senhor do homem. E agora domina sobre ele.


Quando o homem se separou de Deus, na verdade, esta­va escolhendo um outro senhor. (Rm 1.24, 26, 28).


“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para pra­ticarem coisas inconvenientes,” (Rm 1.28).


O homem abandonou seu legítimo Senhor, criador, que o amava, e entregou-se a um senhor perverso, enganador e destruidor.


Todos os homens são escravos

Não há homem livre da obediência. Todos os homens obedecem a um senhor. Alguns conscientemente, outros in­conscientemente.


“Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do peca­do para a morte ou da obediência para a justiça?” (Rm 6.16)


Depois que Adão pecou, transmitiu a natureza pecamino­sa aos seus descendentes. Assim, todos os homens já nascem escravos do pecado. Porém a maioria não sabe disto. O bebê mente e desobedece sem precisar ser ensinado a isso. O homem obedece ao pecado o tempo todo, sem perceber. Ele é cegamen­te servo da injustiça, da maldade, da impureza e do egoísmo.


Este é um princípio absoluto: Todos os homens na terra obedecem a alguém: ou a Deus, ou ao pecado.


E o pecado é um senhor perverso, que levará todos os seus servos à morte (Rm 6.21-23).


A lei do pecado

“Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”(Rm 7.20-24).


Aqui Paulo nos revela mais da extensão da realidade do pe­cado. Existe uma presença permanente do pecado em nossa carne cujo efeito é a escravidão. O pecado tem poder sobre o homem.


O pecado tem poder sobre o homem. Torna-se seu senhor.


O apóstolo Paulo chama isto da lei do pecado e da morte. Esta é uma lei espiritual que age sobre todos os homens. A lei do pecado corrompeu a natureza humana e tornou o homem incapaz de fazer a vontade de Deus.


Podemos ilustrar o efeito desta lei. A lei do pecado e da morte está presente em nossa carne assim como a lei da gravidade está presente na terra. Do mesmo modo que a lei da gravidade determina que todo corpo seja atraído pela terra, assim também a lei do pecado determina que nossa carne seja atraída pelo pecado. E assim como não se pode eliminar a lei da gravidade na terra, também não se pode eliminar a lei do pecado. Ela está presente o tempo todo, escravizando todos os homens ao pecado.


Isto é tão forte, que o apóstolo em um brado desespera­do, exclama: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”


A lei do pecado e da morte tornou o homem inútil para fazer a vontade de Deus.


O estado de inutilidade do homem era desesperador. Não havia nenhuma possibilidade para o homem de libertar-se por suas próprias forças. Mas graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, por meio de quem obtemos poderosa redenção.


Via Fazendo Discipulos

Destaques
Recentes
Arquivos
bottom of page