top of page

Dois salmos que se completam 131 e 132


O Sl 131 nos ensina sobre estar livres das motivações vãs e pecaminosas.


Versículo 1:

1. "SENHOR, não é soberbo o meu coração" - A soberba procede do coração (Mc 7.21 - 21 "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios”). 2. ”…nem altivo o meu olhar" - O exterior manifesta-se de alguma forma. Na maioria das vezes em palavras (Sl 59.12 "Pelo pecado de sua boca, pelas palavras dos seus lábios, na sua própria soberba sejam enredados"), mas também pode ser visto na forma de olhar. 3. "não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim" - A soberba sempre busca grandes projetos. Busca grandeza, pois quer reconhecimento.


Versículo 2:

1. "Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma” - Domínio próprio. A coisa mais difícil de "domar" não está nos sentidos exteriores, mas é a alma inclinada a grandeza. 2. "Como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe”. A criança desmamada está satisfeita com o alimento que recebeu. (1Tm 6.6 "De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento”; 6.8 "Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”. 3. “…como essa criança é a minha alma para comigo”. Isto indica que podemos “domar"as inclinações de nossa alma.


Versículo 3:

1. "Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre”. Qualquer expectativa que haja em nosso coração, deve vir do Senhor e vai ser cumprida nele. Só uma alma sossegada pode esperar no SENHOR.


O Sl 132 nos indica qual a motivação que deve "dominar" nosso coração.


Versículo 3-4:


"Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que eu encontre lugar para o SENHOR, morada para o Poderoso de Jacó”. A motivação de ver a glória do Senhor em meio ao seu povo.


Versículo 8:


Levanta- te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza. Reflete uma alma que está “cansada" por ver o nome do Senhor sendo blasfemado e sofre com a injustiça das acusações que são feitas contra ele. Uma alma como a de Jó quando disse: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”. (Jó 19.25).

A NOIVA NÃO BUSCA HONRA PARA SI MESMA, MAS PARA O SEU NOIVO.

Destaques
Recentes
Arquivos
bottom of page